IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano



Todos os anos os donos de imóveis e terrenos devem pagar o IPTU dos seus bens, que é o Imposto Predial e Territorial Urbano. Veja abaixo algumas informações importantes sobre este tributo:

Todos que forem donos de casas, apartamentos, salas comerciais, terrenos ou qualquer outro tipo de propriedade devem pagar o IPTU, caso não o faça, o órgão responsável inscreve o débito na dívida ativa, sendo que, após isso, pode ocorrer o protesto ou execução fiscal da propriedade. O que permite que o imóvel seja penhorado e que o proprietário acabe perdendo seu bem.

Como já estamos no meio de janeiro, é importante que o dono de imóvel fique atento à data de pagamento do IPTU na sua cidade, já que há diferenças entre os municípios, em São Paulo, por exemplo, em 2020, a primeira parcela já vence no mês de fevereiro. As opções de pagamento, geralmente, são à vista, com desconto, ou em parcelas, sem desconto.

O IPTU é calculado baseado no valor venal da propriedade, o qual é estipulado pela PGV (Planta Genérica de Valores). Os fatores considerados para o cálculo são: área do terreno, localização e tempo de construção. Depois, cada prefeitura aplica uma alíquota sobre estes valores, chegando ao valor final do imposto.



Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu imóvel? Recebeu uma notificação da Prefeitura? Então você precisa de um Despachante Online.

Para facilitar a vida do cidadão no fechamento de negócios e maior velocidade na obtenção dos documentos e redução de custos o IPTUS.COM.BR oferece um serviço simples e rápido para solicitação e entrega de certidões. Conheça nossos serviços. Saiba mais.